1234567

A Manufactura

Uma Obra de Arte tecida com Obras de Arte

Tapeçaria mural decorativa, a tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o cartão do pintor. Utilizando uma técnica totalmente manual, tem como ponto de partida um original de pintores conhecidos, portugueses ou estrangeiros.

Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem). A desenhadora trabalha o desenho, tendo em atenção os contornos, as formas, as tonalidades das cores e todos os pequenos detalhes que a tecedeira deve ler e traduzir em tecelagem. Seguidamente, é feita a escolha das cores, fazendo a equivalência entre o original e as mais de 7000 cores da paleta de lãs da Manufactura. Uma vez que a trama decorativa e composta por oito cabos, permite misturar fios de diferentes cores permitindo realizar, desta forma, efeitos de profundidade, transparência e de sobreposição de planos.

As cores escolhidas são indicadas no desenho de tecelagem através de um número de referência, sendo as diversas zonas de cor coloridas com aguadas indicativas, de modo a auxiliar as tecedeiras na identificação da trama a usar. Uma vez pronto, o desenho de tecelagem constitui o original para as tecedeiras. É então suspenso no tear, juntamente com os novelos de lã.

A Tapeçaria de Portalegre é tecida manualmente, em teares verticais, do lado do avesso, começando pela base. A trama decorativa (100% lã) envolve completamente os fios da teia, correspondendo a uma densidade de 2.500 pontos/dm2.

A tapeçaria cresce horizontalmente. Depois de cada passagem da trama decorativa há a introdução de uma fina trama de ligação, invisível na tapeçaria acabada, pois fica escondida pela espessura da trama decorativa.

A técnica de Portalegre confere às tapeçarias características estruturais únicas.

A Tapeçaria de Portalegre tem um grande poder decorativo que lhe advém do facto de ser baseada num original de reconhecido mérito, das dimensões das peças, do facto da técnica de Portalegre dar origem a peças planas, e ainda pelo facto da trama decorativa ser 100% lã o que faz com que, embora as cores usadas possam ser luminosas, a tapeçaria não tem o brilho de um óleo, sendo mais suaves para o olhar, melhorando além disso as condições acústicas e térmicas da sala onde se encontra As tapeçarias proporcionam, ainda, um bom isolamento térmico e acústico.

As tapeçarias de Portalegre são editadas em séries limitadas de 1, 4 ou 8 exemplares, numerados e autenticados pelo artista através da sua assinatura no “bolduc” - certificado de autenticidade - que inclui também título, número e dimensões da peça.

Mais de duas centenas os pintores, portugueses e estrangeiros, têm obras tecidas na Manufactura de Portalegre.

A iniciativa de editar uma obra em tapeçaria pode partir do artista ou de um convite da Manufactura, estabelecendo, neste caso contratos relativamente aos direitos de autor. É também possível executar, por encomenda, peças únicas em que o cliente fornece o original, responsabilizando-se neste caso pelo pagamento dos direitos de autor.

A manufactura localiza-se em Portalegre. A Galeria Tapeçarias de Portalegre, local de exposição e venda, onde existem em permanência tapeçarias expostas e onde se encontra a maioria das peças disponíveis para entrega, situa-se no centro de Lisboa.

A Manufactura possui ainda um departamento de limpeza e restauro de tapeçarias.

Últimas Notícias

Ver mais