Notícias

Tapeçaria de Portalegre é tema de obra de Vik Muniz

Publicado a 2012-12-16

Tapeçaria de Portalegre é tema de obra de Vik Muniz

Vik participa na exposição  “A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade”

Vik Muniz participa com uma obra fotográfica inédita na exposição “A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade”, iniciativa integrada no Ano de Portugal no Brasil que leva à Galeria do SESI – Ruth Cardoso, FIESP em São Paulo uma mostra de 48 Tapeçarias de Portalegre de 39 artistas plásticos portugueses e estrangeiros, entre 7 de Dezembro de 2012 e 10 de Março de 2013.

Vik Muniz apresenta uma fotografia, produzida a partir de uma interpretação em tapeçaria de Portalegre, da mais emblemática tapeçaria medieval do mundo - “O unicórnio redivivo em cativeiro num jardim paradisíaco”, exposta no Metropolitan Museum de Nova Iorque.

O artista respondeu, assim, ao desafio de criar uma imagem fotográfica tendo como tema base a tapeçaria. Por sua sugestão, as tecedeiras de Portalegre teceram em pequena dimensão (25x20 cm), uma interpretação da última das sete tapeçarias do Ciclo do Unicórnio.

A pequena tapeçaria saída dos ateliês de Portalegre e a obra criada por Vik, uma imagem fotográfica impressa em acrílico (250x176 cm), constituem o último núcleo da exposição em S. Paulo, A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade: Desmaterialização – A tapeçaria como tema.

Esta parceria conta com o apoio da Fundação EDP e representa aquilo que se pretende possa vir a ser o início de um projecto de colaboração de Vik com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre (MTP).

“Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade”, organização conjunta da Espírito Santo Cultura (RJ), FIESP e MTP tem o apoio, a chancela e integra a Programação Oficial do Ano de Portugal no Brasil.

 

Outras Notícias